Matriz Curricular

Eixos longitudinais, conteúdos e objetivos cognitivos Eixos transversais, objetivos psicomotores.

Per.

1º Ano Eixo integrador: O CORPO HUMANO

CH

INT.COMUM

HAB. ESP

HAB. GERAIS

MORFISIOLOGIA I E II

(Embriologia, Anatomia, Histologia, Fisiologia e Bioquímica)

340

60

80

40

340

60

80

40

2º Ano Eixo integrador: HOMEM E O MUNDO

CH

INT.COMUM

HAB. ESP

HAB. GERAIS

PATOLOGIA I E II

AGRESSÃO E DEFESA I E II (Microbiologia, Parasito, Imunologia)

340

60

80

40

340

60

80

40

3º Ano Eixo integrador: SINAIS E SINTOMAS

CH

INT.COMUM

HAB. ESP

HAB. GERAIS

CLÍNICA DO ADULTO E PROPEDÊUTICA I E II

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I E II

300

60

120

40

300

60

120

40

4º Ano Eixo integrador: SINAIS E SINTOMAS

CH

INT.COMUM

HAB. ESP

HAB. GERAIS

SAÚDE CRIANÇA

SAÚDE MENTAL

SAÚDE MULHER

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS

300

60

120

40

300

60

120

40

CH

TOTAL

2560*

480

800

320

*As atividades em salas e laboratórios continuam com 50 min de duração, assim deve-se transformar essa carga horária, que está definida em horas relógio (60 minutos), em horas aula de 50 minutos. As disciplinas de 340h terão 408 aulas de 50 minutos, por exemplo. As atividades complementares, eletivas e o estágio supervisionado serão montadas sempre em horas relógio.

Os eixos integradores de cada ano norteiam as disciplinas ou áreas de conhecimento.

1º ano: Objetivo é o conhecimento do corpo humano, visto de forma integrada e por órgãos e sistemas determinados. Nas semanas em que se estuda o sistema respiratório, todas as disciplinas integrantes abordam o sistema respiratório.

2º ano: Objetivo é entender as relações do homem com o mundo que o cerca, e abordar as alterações patológicas que geram doenças, e os mecanismos biológicos de agressão e defesa.

3º e 4º ano: Objetivo é aprender a diagnosticar e tratar as doenças epidemiologicamente mais importantes a partir dos sinais e sintomas e das síndromes que levam os pacientes a procurar os serviços de saúde. Por exemplo, a partir da dispnéia serão estudadas as principais condições clínicas causadoras de dispnéia, e a partir dessa queixa chegar aos diagnósticos mais comuns, sejam de doenças pulmonares, cardíacas, metabólicas ou outras que causem dispnéia. A lógica é o aluno estudar e sistematizar as informações no mesmo fluxo de raciocínio que vai utilizar como médico.

Os eixos transversais, que se repetem em todos os 8 semestres, são 3, cada um com um conjunto de objetivos que devem ser alcançados ao final.

Interação Comunitária: o objetivo é o conhecimento do SUS, da importância da Atenção Básica, da forma de trabalho em equipe na lógica do PSF, e desenvolver as habilidades de atuar na promoção da saúde e na prevenção das doenças.

Habilidades Específicas: desde o primeiro ano o aluno deverá desenvolver as habilidades inerentes à prática médica, e que junto com o conhecimento teórico e a capacidade de raciocínio constituem a arte do exercício da medicina. Essas habilidades incluem semiologia médica, capacidade de realizar uma anamnese centrada na pessoa, de fazer um exame físico completo e adequado para cada situação individual, capacidade de detectar os determinantes biológicos, sociais, psico-afetivos e culturais envolvidos no processo saúde-doença. Aqui também serão desenvolvidas, paralelamente às discussões teóricas, as habilidades práticas para execução de procedimentos cirúrgicos e demais intervenções.

Habilidades Gerais: formam o conjunto de habilidades e competências inerentes a todos os profissionais de saúde, mas com ênfase no trabalho médico. Ferramentas como metodologia científica, medicina baseada em evidências, estatísticas de saúde, epidemiologia, leitura crítica de artigos e busca em bases de dados.

Estágios eletivos: Além dos estágios em serviços selecionados, serão oferecidas disciplinas obrigatórias para os alunos que desejarem cursá-las, como Libras e Inglês Instrumental. E existe a possibilidade de outras disciplinas serem criadas, e oferecidas, se houver um número mínimo pré-determinado de alunos interessados.

Do ponto de vista pedagógico, o objetivo é que as estratégias pedagógicas adotadas sejam cada vez mais ativas, centradas no aluno, e que exijam dele participação e construção do conhecimento. Essas estratégias, bem como as mudanças necessárias nas formas de avaliação, serão discutidas e implementadas a partir dos momentos coletivos de trabalho, que pretendemos manter quinzenalmente, como tem sido as reuniões do NDE nesse semestre, porém com a participação do maior número possível de professores.

1.5.1. ESTRUTURA CURRICULAR

1º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

001

Morfo-fisiologia I

240

100

340

002

Interação Comunitária I

20

40

60

003

Habilidades Específicas I

60

20

80

004

Habilidades Gerais I

20

20

40

Total

340

180

520

Morfofisiologia: Anatomia, Fisiologia, Histologia, Embriologia, Biologia, Bioquímica.

Interação Comunitária: O SUS, história, marcos e diretrizes do PSF.

Habilidades Gerais: Método Científico e História do Pensamento Científico

Habilidades Específicas: História da Medicina, Saúde e Sociedade, Antropologia Médica

2º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

Morfo-fisiologia II

240

100

340

Interação Comunitária II

20

40

60

Habilidades Específicas II

60

20

80

Habilidades Gerais II

20

20

40

Total

340

180

520

3º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

Patologia Geral I

100

20

120

Morfofisiologia I e II

Agressão e Defesa I

160

60

220

Morfofisiologia I e II

Interação Comunitária III

20

40

60

Interação Comunitária I e II

Habilidades Específicas III

40

40

80

Habilidades Específicas I e II

Habilidades Gerais III

20

20

40

Habilidades Gerais II I e II

Total

340

180

520

4º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

Patologia Geral II

100

20

120

Morfofisiologia I e II

Agressão e Defesa II

160

60

220

Morfofisiologia I e II

Interação Comunitária IV

20

40

60

Interação Comunitária I e II

Habilidades Específicas IV

40

40

80

Habilidades Específicas I e II

Habilidades Gerais IV

20

20

40

Habilidades Gerais I e II

Total

340

180

520

5º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

Clínica do Adulto e Propedêutica I

100

60

160

Patologia I e II

Agressão e defesa I e II

Medicina de Família e Comunidade I

60

80

140

Patologia I e II

Agressão e defesa I e II

Interação Comunitária V

20

40

60

Interação Comunitária III e IV

Habilidades Específicas V

60

60

120

Habilidades Específicas III e IV

Habilidades Gerais V

20

20

40

Habilidades Gerais III e IV

Total

260

260

520

6º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

Clínica do Adulto e Propedêutica II

100

60

160

Patologia I e II

Agressão e defesa I e II

Medicina de Família e Comunidade II

60

80

140

Patologia I e II

Agressão e defesa I e II

Interação Comunitária VI

20

40

60

Interação Comunitária III e IV

Habilidades Específicas VI

60

60

120

Habilidades Específicas III e IV

Habilidades Gerais VI

20

20

40

Habilidades Gerais III e IV

Total

260

260

520

7º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

Saúde da Criança

50

50

100

Patologia I e II

Agressão e defesa I e II

Saúde Mental

50

50

100

Patologia I e II

Agressão e defesa I e II

Medicina de Família e Comunidade III

40

60

100

Medicina de Família e Comunidade II

Interação Comunitária VII

20

40

60

Interação Comunitária V e VI

Habilidades Específicas VII

60

60

120

Habilidades Específicas V e VI

Habilidades Gerais VII

20

20

40

Habilidades Gerais V e VI

Total

240

280

520

8º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

Saúde da Mulher

50

50

100

Patologia I e II

Agressão e defesa I e II

Doenças Infecciosas e Parasitárias

50

50

100

Patologia I e II

Agressão e defesa I e II

Medicina de Família e Comunidade V

40

60

100

Medicina de Família e Comunidade III

Interação Comunitária VII

20

40

60

Interação Comunitária V e VI

Habilidades Específicas VII

60

60

120

Habilidades Específicas V e VI

Habilidades Gerais VII

20

20

40

Habilidades Gerais V e VI

Total

240

280

520

9º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

050

Internato em rodízio em Saúde do Adulto, Saúde Materno-Infantil e Saúde Comunitária, dividido por níveis de atenção.

120

520

640

Todas as disciplinas

Total

120

520

640

10º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

051

Internato em rodízio em Saúde do Adulto, Saúde Materno-Infantil e Saúde Comunitária, dividido por níveis de atenção.

120

520

640

Todas as disciplinas

Total

120

520

640

11º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

052

Internato em rodízio em Saúde do Adulto, Saúde Materno-Infantil e Saúde Comunitária, dividido por níveis de atenção.

120

520

640

Todas as disciplinas

Total

120

20

640

12º Semestre

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

053

Internato em rodízio em Saúde do Adulto, Saúde Materno-Infantil e Saúde Comunitária, dividido por níveis de atenção.

120

520

640

Todas as disciplinas

Total

120

20

640

Resumo

Denominação

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Carga Horária Parcial

2400

1760

4160

Eletivas*

80

240

320

Atividades Complementares**

200

200

Internato

480

2080

2560

Carga Horária Total do Curso de Medicina

2960

4280

7240

*Disciplinas a serem cursadas até o oitavo período, com 15 créditos e 300 horas a serem escolhidas a partir da escolha dos alunos, em disciplinas ofertadas na instituição ou em serviços que ofereçam a atividade.

** Atividades certificadas e com carga horária normatizada por regulamento próprio da instituição.

Relação das Optativas

Denominação

Carga Horária

Pré-requisitos

Teórica

Prática

Total

LIBRAS

60

20

80

Inglês Instrumental

60

20

80

Estágios externos

20

60

80

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